O Ministério Público de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 20, a “Operação Grinch”, que apura suspeitas de irregularidades em contratações públicas para eventos de Natal em cidades do Vale do Itajaí. Ao todo, foram expedidos 11 mandados de busca e apreensão. Não há pedidos de prisão.
A investigação concentra-se em possíveis fraudes ocorridas entre 2020 e 2024, com foco nos municípios de Vidal Ramos e Ituporanga. De acordo com o MP, há indícios de que empresas teriam simulado concorrência em processos licitatórios, apresentando propostas apenas formalmente competitivas para viabilizar contratações relacionadas à decoração natalina.
Leia também: Posto da PRF na BR-101 em Itapema pode mudar de lugar em renegociação de contrato com a Arteris Litoral Sul
Os mandados são cumpridos em Tijucas, Porto Belo, Balneário Camboriú, Indaial, além de Ituporanga e Vidal Ramos, e também em Cascavel. Equipes recolhem documentos físicos e dispositivos eletrônicos em empresas, residências e nos setores responsáveis por licitações nas prefeituras citadas.
Até o momento, conforme o órgão, os elementos reunidos apontam para a atuação de empresas e pessoas físicas, sem envolvimento direto de agentes públicos.
Matéria por: Manuela Córdova – estagiária de Jornalismo

