Postos de combustíveis são alvos de fiscalização sobre qualidade e quantidade do líquido abastecido em BC

Em 19/02/2026
por Camili Guckert

Após reclamações de consumidores, o Procon de Balneário Camboriú realizou uma ação conjunta com o Procon de Santa Catarina para fiscalizar quatro postos de combustíveis, localizados nos bairros da Barra, Nações, Estados e Centro de Balneário Camboriú. A operação teve como objetivo verificar a quantidade e a qualidade do combustível entregue aos motoristas.

De acordo com o Procon, consumidores relataram dúvidas sobre se o volume exibido no visor da bomba correspondia, de fato, à quantidade abastecida. Questionamentos sobre a composição da gasolina também motivaram a fiscalização.

Leia também: Turistas vítimas fatais de acidente na BR-101 em Itajaí são identificados; criança e homem sobrevivem

Durante a ação, foram coletadas amostras de gasolina comum, gasolina aditivada e diesel. Em relação à medição do volume, os testes indicaram regularidade nos estabelecimentos fiscalizados. A verificação foi feita com o uso de um aferidor de 20 litros, confirmando que o volume mostrado nas bombas corresponde ao combustível efetivamente abastecido.

As amostras coletadas foram encaminhadas para análise no Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos (LACAUT), na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O resultado dos exames deve ser concluído entre 20 e 30 dias. Caso seja identificada qualquer irregularidade na qualidade dos combustíveis, os postos poderão ser autuados e ficar sujeitos às sanções administrativas previstas na legislação.

leia mais no portal menina: