Dois condutores de ciclomotores foram flagrados em alta velocidade na descida da Avenida Interpraias, em Balneário Camboriú. Em imagens enviadas à Rádio Menina, é possível observar os jovens trafegando pela ciclofaixa da via em velocidade elevada.
Ainda conforme as filmagens, os condutores estão sem capacete, equipamento de segurança obrigatório para esse tipo de veículo. O motorista do carro que faz a gravação mostra o velocímetro marcando 60 km/h. Nas imagens, os condutores aparecem fazendo curvas em alta velocidade.
Segundo a subcomandante dos Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú, pelas dimensões aparentes, com entre-eixos próximo de 1,30 metro, os veículos se enquadram como autopropelidos. No entanto, a velocidade registrada nas imagens indica que ultrapassa o limite máximo permitido para essa categoria, que é de 32 km/h.
Leia também: Atendente de posto de combustíveis morre após sofrer parada cardíaca em Itajaí
Conforme explicou a subcomandante, ao exceder essa velocidade, o equipamento passa a ser caracterizado como ciclomotor. Nesse caso, a legislação determina que a circulação deve ocorrer na pista de rolamento, e não na ciclofaixa. Além disso, o condutor deve possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), o veículo precisa estar emplacado e é obrigatório o uso de capacete.
Ainda de acordo com a subcomandante, há ainda a suspeita de que os equipamentos possam ter sido desbloqueados para atingir maior velocidade. Se abordados em situação semelhante, os condutores podem ser autuados por direção perigosa e ter o veículo apreendido. Para a retirada do pátio, será necessária a regularização junto ao Detran.

