A Polícia Civil de Santa Catarina realizou, nesta sexta-feira (6), uma operação contra a venda ilegal de medicamentos para emagrecimento, conhecidos como “canetas emagrecedoras”, em Gaspar.
A ação resultou no cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma residência no bairro Gasparinho. A investigação começou após denúncia anônima.
Segundo a polícia, o suspeito vinha sendo monitorado e, com base no levantamento feito pelo Setor de Investigação, foi constatada a comercialização de medicamento injetável para emagrecimento, identificado como “Retatrutide”, por meio de redes sociais.
Durante o cumprimento do mandado, os policiais encontraram a substância anunciada. Como o investigado não estava no imóvel no momento da ação, o material foi apreendido e um inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos.
Leia também: Polícia Civil pede ajuda para identificar ossada com indícios de homicídio encontrada em Blumenau
De acordo com o delegado Filipe Martins, responsável pelo caso, a conduta investigada se enquadra entre os crimes mais graves previstos na legislação brasileira, com pena de 10 a 15 anos de reclusão.
A Polícia Civil alerta a população para os riscos da compra de medicamentos por meios informais, especialmente pelas redes sociais, sem prescrição médica e sem garantia de procedência.
Produtos desse tipo podem ser falsificados, não ter autorização da Anvisa, estar armazenados de forma inadequada ou conter substâncias nocivas à saúde.

