O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) aplicou 370 notificações por irregularidades no sistema de abastecimento de água em Blumenau ao longo do último ano. O número representa mais de uma autuação por dia e é 140% maior do que o registrado em 2024, quando foram emitidos 154 termos de ocorrência de irregularidade.
Segundo o diretor-presidente do Samae, Alexandre de Vargas, os casos envolvem furto de água e impactam diretamente os demais consumidores, que acabam arcando com os prejuízos causados pelas irregularidades.
De acordo com o Samae, as autuações são resultado de três frentes de fiscalização: identificação de adulterações durante a troca de hidrômetros, monitoramento de variações atípicas no consumo e denúncias feitas por moradores ou terceiros.
Leia também: Polícia prende três homens por violência doméstica em poucas horas em Blumenau
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 115 ou (47) 3331-8400, pelo WhatsApp (47) 99997-6102 ou pela Ouvidoria do Samae, via e-mail ouvidoria@samae.com.br e pelo site da autarquia.
PUNIÇÕES
Após a emissão do auto de infração, o consumidor tem 15 dias para apresentar recurso administrativo. Em caso de indeferimento, é aplicada multa equivalente a 25 vezes a tarifa mínima de água, conforme a categoria do imóvel, além da taxa de religação. Em situações de reincidência, a multa sobe para 50 vezes a tarifa mínima, e o caso é encaminhado à autoridade policial.

