Aves silvestres e cão em estado crítico são resgatados em ações contra maus-tratos em Blumenau

Em 06/02/2026
por Jeferson Fagundes

A Polícia Civil de Santa Catarina realizou, nesta quinta-feira (05), duas importantes ações de combate aos maus-tratos contra animais em Blumenau, que resultaram no resgate de um cão em estado gravíssimo de abandono e na apreensão de 247 animais mantidos em condições irregulares.

A Polícia Civil de Santa realizou, nesta quinta-feira (5), duas ações de combate aos maus-tratos contra animais em Blumenau, que resultaram no resgate de um cão em estado gravíssimo de abandono e na apreensão de 247 animais mantidos em condições irregulares. Entre os animais estavam 198 aves exóticas, 30 aves silvestres nativas, algumas sem anilhas de identificação, além de oito coelhos, oito hamsters e uma codorna.

No bairro Salto Weissbach, um cão de porte médio foi resgatado em situação considerada crítica pela equipe da Delegacia de Proteção Animal, vinculada à Divisão de Investigação Criminal (DIC), com apoio de fiscais do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (CEPRAD). A ação ocorreu após denúncia anônima.

Leia também: Ex-promotor pede cassação de vereador investigado por suspeita de “rachadinha” em Blumenau

O animal apresentava desnutrição severa, feridas extensas na orelha com infestação de moscas, além de lesões nas patas. Ele permanecia preso a uma corrente curta, fixada a uma barra de ferro, em um abrigo incompatível com seu porte e sem condições mínimas de bem-estar. Segundo os agentes, o cão não reagia a estímulos, encontrando-se em estado quase vegetativo.

O tutor, um homem de 24 anos, foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos contra animal, previsto no artigo 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/98, cuja pena varia de dois a cinco anos de reclusão. O cão foi encaminhado para atendimento veterinário de emergência na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

OUTRO CASO
Ainda na mesma data, outra ação da Delegacia de Proteção Animal resultou na apreensão de 247 animais no bairro Garcia. No local, foram encontrados 198 aves exóticas, 30 aves silvestres nativas — algumas sem anilhas de identificação —, além de oito coelhos, oito hamsters e uma codorna.

As aves eram mantidas em gaiolas superlotadas, sujas e sem condições mínimas de higiene. Parte das aves silvestres não possuía documentação que comprovasse a origem legal, caracterizando guarda irregular de fauna silvestre.

Leia também: Casal suspeito de golpe de R$ 1,2 milhão no setor madeireiro é alvo de operação da polícia

O responsável pelo local será autuado administrativamente pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e responderá a Termo Circunstanciado pelos crimes de maus-tratos e guarda ilegal de animais silvestres. Todos os animais apreendidos também foram encaminhados à FURB para avaliação veterinária e destinação adequada.

Vídeo: Polícia Civil/divulgação


DENÚNCIAS
A Delegacia de Proteção Animal destaca que a participação da população é essencial para o enfrentamento dos crimes contra animais. As denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181, serviço disponível 24 horas por dia, e contribuem diretamente para a atuação das forças de segurança.