Moradores da Rua Luxemburgo, no bairro Santa Regina, em Camboriú, enfrentam há anos problemas com alagamentos na região. Em períodos de chuva intensa, a via fica intransitável devido à grande quantidade de água. Em um vídeo gravado no último sábado, 31 de janeiro, é possível ver a água invadindo a garagem da residência do morador Cleiton Mello.
Segundo ele, há mais de oito anos os moradores convivem com a situação. Sempre que chove, há a preocupação da água entrar nas casas e causar prejuízos em móveis e eletrodomésticos. “Essa rua sempre alaga e ninguém se move para arrumar”, relata, acrescentando que desde 2021 os moradores vêm reclamando do problema na Rádio Menina.
A secretária de Planejamento Urbano de Camboriú, Marcela Eleutério, informou que algumas ruas do bairro Santa Regina sofrem com alagamentos, assim como logradouros do Jardim Europa, devido a tubulações mal dimensionadas nos loteamentos e à cota do nível da água.
Leia também: Entrega dos uniformes escolares começa nesta terça-feira em Balneário Camboriú
No entanto, ela destacou que a Secretaria de Obras tem realizado manutenções nas valas da região para minimizar os impactos das cheias. Segundo a secretária, a solução definitiva será a implantação do Parque Inundável.
“Paralelamente a isso, algumas trocas de tubulação são necessárias, assim como a execução de caixas de visita que não existem. Para isso, a Secretaria de Obras iniciou algumas dessas melhorias na segunda-feira”, explicou.
Marcela Eleutério ressaltou ainda que a Secretaria de Planejamento iniciou o processo de licitação para a contratação de projetos de macrodrenagem que contemplam os bairros Santa Regina, Areias, Centro e Monte Alegre. Com os projetos concluídos e os custos definidos, a prefeitura poderá buscar recursos para executar as obras e minimizar os problemas nessas localidades.

