A tradicional cerimônia do arrasto de camarão reuniu 23 embarcações na manhã deste sábado, 5, em Balneário Camboriú, marcando o início da 36ª edição da Festa do Pescador. A ação simbólica resultou na pesca de aproximadamente 65 quilos de camarão da espécie sete barbas.
Os barcos zarparam do Rio Camboriú por volta das 8h e seguiram em direção ao mar para o arrastão, que celebra a união da comunidade pesqueira do Bairro da Barra e valoriza uma tradição passada de geração em geração.
Leia mais: Festa dos Pescadores inicia nesta sexta com shows, gastronomia e homenagens em Balneário Camboriú
“O arrasto é o momento mais importante da festa. É tradição e representa a nossa luta diária”, afirmou o pescador Wagner Maria de Jesus, que participa do evento todos os anos. Outro morador da Barra, Oziel Ramos da Silva, também destacou a emoção de viver o ritual: “Comecei a pescar adolescente, seguindo o exemplo dos meus pais. Participar do arrastão é sempre especial.”
Segundo o presidente da Colônia de Pescadores Z-7, Valdelir Manoel da Silva, o camarão pescado será doado à entidade, limpo e comercializado para arrecadação de fundos. Como forma de agradecimento, todos os pescadores participantes recebem brindes em sorteio, que será realizado durante a Festa do Pescador neste domingo, 6, às 17h.
programação da 36ª Festa do Pescador:
Sábado, 5
Praça do Pescador
- 11h: Início das atividades
- 12h: Projeto + Música
- 14h: Alessandra Cipriane
- 15h: Alef Rová
- 16h: DJ Guesser
- 18h: Galera do Flashback
- 19h: Zanon Brothers
- 20h: André Luiz (sertanejo)
- 22h: Luciano Guarise
Domingo, 6
Praça do Pescador
21h30: Legião Gaúcha
11h: Início das atividades
12h: Rn Grupo Musical
14h: Maison Freitas
15h: DJ Guesser
17h: Premiação Colônia de Pescadores
18h: Grupo Balanejo
19h: Maria do Cais