O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) oferece, pelo terceiro ano consecutivo, o Curso de Noções de Primeiros Socorros voltado a profissionais da educação.
A capacitação, que já certificou mais de 13 mil participantes, tem como objetivo preparar os alunos para agir em situações de emergência comuns no ambiente escolar.
As inscrições abriram nesta segunda-feira (9). O curso é totalmente gratuito e realizado na modalidade de ensino a distância, por meio da plataforma do CBMSC, disponível no endereço ead.cbm.sc.gov.br.
Leia também: Acidente na Rodovia Ivo Silveira deixa motociclista com múltiplas fraturas
Podem participar profissionais das redes pública e privada de ensino. Ao final das atividades, é emitido certificado de conclusão.
LEI LUCAS
A formação foi desenvolvida em conformidade com a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), criada após a morte de um menino de 10 anos durante uma excursão escolar, vítima de engasgamento.
Desde então, a legislação tornou obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para profissionais de estabelecimentos de ensino e recreação infantil.
Embora o foco principal seja a desobstrução das vias aéreas, o conteúdo aborda diversas outras situações de emergência. Dividido em seis módulos, o curso totaliza 20 horas de estudo e é composto pelos seguintes temas:
- Introdução aos primeiros socorros;
- Segurança e prevenção;
- Avaliação de cena;
- Emergências respiratórias;
- Ressuscitação cardiopulmonar (RCP);
- Hemorragias e choque.
Apesar de ter sido desenvolvido para profissionais da educação, o curso também está disponível para toda a comunidade. Para mais informações e inscrições, acesse: http://ead.cbm.sc.gov.br