Uma denúncia encaminhada ao programa Bote a Boca no Trombone, da Rádio Menina, nesta quarta-feira, 4, levantou questionamentos sobre as condições de segurança da Unidade de Saúde da Família do Centro, em Camboriú. O relato indica que extintores de incêndio instalados no local estariam vencidos há vários anos e sem pressão para uso.
Segundo o ouvinte, ao verificar um dos equipamentos, foi constatado que o extintor estava com validade expirada desde 2017. A situação teria se repetido em outros dois dispositivos localizados no corredor da unidade e na sala de gestão, ambos nas mesmas condições.
No relato enviado à rádio, o denunciante demonstrou preocupação com a ausência de manutenção ao longo de diferentes gestões municipais e questionou a fiscalização do Corpo de Bombeiros. Ele também alertou para o risco à segurança de servidores e usuários da unidade de saúde em caso de princípio de incêndio, além de levantar dúvidas sobre a situação dos extintores em escolas, creches e outras unidades públicas do município.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde de Camboriú informou, por meio do secretário Alexandre Santos, que os extintores estão em processo de compra para substituição. Já o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, por meio do quartel de Balneário Camboriú, informou que a situação será repassada ao setor responsável para verificação no local e realização de vistoria.
Matéria por: Manuela Córdova – estagiária de Jornalismo