Empresa responsável por reforma no CEM Dona Lili é notificada após chuva alagar salas; escola não ficará pronta para o início das aulas

Em 03/02/2026
por Gerson Felippi

A reforma em andamento no Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lili, no bairro da Barra, provocou a entrada de água em salas da unidade após as chuvas da madrugada e manhã desta terça-feira, 9. A reportagem da Rádio Menina recebeu imagens da situação da unidade escolar e entrou em contato com a Prefeitura de Balneário Camboriú.

De acordo com o secretário de Educação, Leandro Índio, a empresa responsável pelo serviço foi formalmente notificada e terá que ressarcir qualquer tipo de prejuízo que tenha sido causado pela chuva em móveis e materiais da escola.

O secretário explicou que a situação atual do CEM Dona Lili, é resultado de reformas mal executadas em anos anteriores, especialmente em 2023, quando a troca do telhado não resolveu os problemas de infiltração enfrentados pela comunidade escolar. A obra apresentou falhas nos cortes da laje, deixando vãos abertos no segundo piso.

“Nós estamos praticamente fazendo um retrabalho, e ainda enfrentando dificuldades com a empresa”, desabafou.

Leia no Portal Menina: Entrega dos uniformes escolares começa nesta terça-feira em Balneário Camboriú

Para corrigir as falhas, foi novamente licitada a reforma no telhado do ginásio, que seguia apresentando goteiras, além do telhado e forro do prédio principal que ainda apresentavam infiltrações.

CORRIDA CONTRA O TEMPO

Índio ainda revelou que a reforma não será finalizada a tempo do início do ano letivo, no dia 9 de fevereiro. Para agilizar a obra, servidores da Secretaria de Educação também foram convocados para auxiliar, porém apesar dos esforços, a previsão é de que os trabalhos sejam finalizados somente após o Carnaval, com expectativa de entrega para o dia 23 de fevereiro.

“Nós vamos iniciar o ano nas salas em que houver condição estrutural de ofertar o ensino. Se tiver algum tipo de dificuldade em sala específica, nós vamos acabar atendendo em alguma sala de apoio da própria unidade até que a obra seja concluída”, destacou o secretário.

Veja as imagens enviadas à Rádio Menina:
>

LEIA NO PORTAL MENINA