Durante entrevista ao programa Bote a Boca no Trombone nesta sexta-feira, 4, a secretária de Educação de Camboriú, Carin Krug, falou sobre o atraso na entrega dos uniformes escolares na rede municipal. A pauta, que tem gerado cobranças por parte de pais e vereadores, foi abordada pela gestora.
Ela explicou que o problema está relacionado a entraves no processo licitatório e à baixa qualidade das amostras entregues pelas empresas vencedoras. Relatou que o tecido da calça, por exemplo, se assemelha a uma “lona”, e que a jaqueta veio em um tom de verde completamente diferente do que foi estipulado. “Não é o verde da bandeira, nem aqui, nem na China”, ironizou.
O processo, que envolveu mais de 28 empresas, enfrenta constantes impugnações por parte das empresas concorrentes, o que vem gerando sucessivas paralisações. Além disso, Carin apontou um problema recorrente: algumas empresas vencem o pregão com lances muito baixos e, no dia seguinte, desistem de cumprir o contrato. “Parece que entram apenas para bagunçar o processo”, afirmou. De acordo com ela, todas as amostras estão disponíveis na Secretaria de Educação e podem ser consultadas por pais e responsáveis.
Apesar do atraso, a secretária já trabalha na nova licitação para o próximo ano letivo, na tentativa de evitar os mesmos problemas. “Assim que entregar esse uniforme, quero já estar com o processo seguinte adiantado”, garantiu.
Matéria por: Manuela Córdova – estagiária de Jornalismo